Principal Programa da Cosanpa voltado à sensibilização sobre consumo consciente de água, cuidados básicos com o saneamento e proteção do meio ambiente. O objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais sustentável, fortalecendo as ações para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas do Novo Marco Legal do Saneamento.
O programa estimula o conhecimento práticos sobre saneamento a partir de visitas guiadas nas estações de tratamento de água e esgoto da Companhia, em Belém, Marabá, Castanhal e Santarém. As visitas são abertas à comunidade, estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e grupos universitários.
Grupo técnico multiprofissional que desenvolve trabalhos educativos junto a comunidades sobre obras executadas pela Companhia. O objetivo de estreitar relações e mitigar possíveis impactos negativos ocasionados pelas intervenções nas áreas. A Assessoria, em parceria com instituições financiadoras dos projetos, também promove cursos de qualificação profissional para moradores das áreas de influência das edificações.
Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a Cosanpa disponibiliza vagas de trabalhos para as pessoas privadas de liberdade do regime semiaberto, da Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCR Coqueiro). Desde a sua criação, em 2016, mais de 50 internos já passaram pelo Projeto Acquaré que garante a remuneração do salário mínimo vigente, com jornada de trabalho máxima de 44 horas semanais.
A Cosanpa é signatária do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do Estado do Pará. O documento foi instituído pela Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) com objetivo de fomentar a promoção da equidade racial a partir de ações pedagógicas, orientadoras e atuação em rede da sociedade civil.
Implantado em 2021, o Programa Água Pará já beneficiou cerca de 1 milhão de pessoas e se destaca como uma das principais estratégias do Governo do Estado do Pará para promover o acesso democrático à água potável, em conformidade com as diretrizes federais e da Organização das Nações Unidas (ONU). Este programa social é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e operacionalizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Ele garante o custeio das contas de água para famílias com um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água).
O projeto de pontos de hidratação gratuita foi iniciado em janeiro deste ano, em comemoração ao aniversário de Belém. O primeiro ponto foi instalado no Parque Estadual Utinga, celebrando os 409 anos da capital paraense. O segundo equipamento está disponível tanto para o público quanto para os animais, no Porto Futuro, que recebe mais de 30 visitantes por mês. Com essa iniciativa, pelo menos duas mil garrafas PET deixaram de ser consumidas no local em apenas um mês, graças à disponibilidade de água.